
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia iniciou nesta última quarta-feira, a partir das 9 horas, o recadastramento biométrico dos mais de 20 mil eleitores do município de Pojuca (200ª Zona Eleitoral), na Região Metropolitana de Salvador.
Com a Biometria, os cidadãos serão identificados através da impressão digital, procedimento que diminui os riscos de fraude na hora do voto e será utilizado em, pelo menos, um município de cada Estado nas eleições de 2010, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alcançando 1% do eleitorado nacional.
O eleitor que não se recadastrar até o último dia do processo - 3 de dezembro - terá o título cancelado e não poderá prestar concurso público, tirar passaporte ou levantar empréstimo em banco oficial.
Toda a estrutura de atendimento já está montada no fórum desembargador Walter Nogueira, localizado na 1ª Travessa Antônio Batista, S/N, bairro de Nova Pojuca. Na última quinta-feira, os servidores da 200ª Zona Eleitoral e a Coordenadoria de Cadastro Eleitoral realizaram, com sucesso, um simulado do recadastramento.
O procedimento é feito com o "Kit Bios", composto por computador, máquina fotográfica digital, tela, lâmpada e leitor de impressões digitais, equipamentos necessários para realizar a renovação do título no novo modelo.
O kit foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008 como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). Este ano o recadastramento foi feito com sucesso em Búzios, no Rio de Janeiro.






0 Comentários:
Postar um comentário
Leia antes de Comentar:
• Os comentários deste blog não são moderados, possibilitando qualquer leitor deixar seu comentário;
• Escreva apenas o que for referente ao tema;
• Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
• Não faço parcerias por meio de comentários;
• Faça comentários relevantes;
• Obrigado por sua visita e volte sempre.