Pesquisa realizada pela TARGET no ano de 2008 aponta para um potencial de consumo na Bahia R$ 36,9 bilhões. O estudo aponta que famílias com renda per capita mensal superior a R$ 2.470,00(classes A e B) representam 46,9% do consumo, já as famílias com renda per capita mensal entre R$ 608 e R$ 2470(classes C e D) representam 43,4% e a classe E representam 9,6%. Na Bahia 86,1% das famílias se encontram nas faixas C, D e E.
O estudo aponta ainda que há distintas características no consumo das famílias baianas segunda faixa de renda. Nas classes C, D e E o consumo esta mais presentes nas categorias alimentação, manutenção do lar, transporte publico, enquanto nas classes A e B o consumo é mais diversificado, embora as três categorias anteriores tenham peso significativo. Na classe C, D e E o consumo com alimentação, lar e transporte público corresponde a faixa de 54% a 60%, enquanto para a classes A e B esta participação limita-se nas faixas de 30% a 40%.
Nas classes A e B educação, saúde, cultura e viagens aproxima-se de 20% do consumo total, já para as classes C, D e E não ultrapassa os 10%. Em termos absolutos o consumo com educação representou mais que o dobro entre os dois grandes grupos de renda, as classes A e B dispenderam mais de R$ 913 milhões em matriculas, mensalidades e materiais escolares, enquanto nas classes C,D e E não ultrapassou R$ 420 milhões. Este fato deixa explicito a maior dependência das classes de baixa renda pelos serviços públicos.
As categorias vestuários, calçados, eletrodomésticos respondem por menos de 10% da despesas em todas as classes. Gastos com veículos próprios participaram significativamente nas classes de renda superior, próximos a 5%, enquanto nas menores faixas de renda aproximou-se de 1%. Bebidas e fumo representou 3% do consumo dos Baianos.
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