A operadora Oi apresentou ao Governo Federal um projeto para a utilização dos orelhões públicos em pontos de acesso à internet sem fio. A empresa já havia instalado alguns equipamentos em fase de teste no Rio de Janeiro, porém foi obrigada a retirar os orelhões adaptados por não se adequarem ao padrão mobiliário da cidade.
Agora a operadora pretende ampliar esse projeto ao oferecer internet banda larga sem fio de forma gratuita (se houver patrocínios) ou através da venda de cartões de acesso. A intenção é dar novo uso aos orelhões, que perderam espaço para os aparelhos celulares. Atualmente no Brasil existe 1,1 milhão de telefones públicos, sendo 824 mil somente da Oi.
A vantagem de reutilizar esses orelhões é que os mesmos possuem uma ótima infraestrutura de rede, ligados por fios metálicos que estão conectados a centrais telefônicas. Esta infraestrutura já pronta seria ideal para o acesso à internet sem fio em um raio de até 50 metros do orelhão em velocidades de até 2 Mbps.
Pelo projeto da Oi, o acesso seria gratuito se houvesse interesse de empresas (até mesmo as estatais) de inserir publicidade nos orelhões e desta forma pagar os custos da operadora com aquele ponto de acesso. Os orelhões continuariam com a função para chamadas de voz e também seriam equipados com webcams que permitem um raio de visão de 360º.
Procurada pela reportagem para explicar como seria feita a segurança dos equipamentos e da conexão, a assessoria de imprensa da Oi não retornou até a publicação desta matéria.
INFO ONLINE







0 Comentários:
Postar um comentário
Leia antes de Comentar:
• Os comentários deste blog não são moderados, possibilitando qualquer leitor deixar seu comentário;
• Escreva apenas o que for referente ao tema;
• Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
• Não faço parcerias por meio de comentários;
• Faça comentários relevantes;
• Obrigado por sua visita e volte sempre.