Nesta última terça-feira o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do IDEB, e para surpresa de nós pojucanos. Ela estavamos nós no ranking das 10 piores classisficações do país
A listagem das dez piores classificações no IDEB só contempla municípios da região Nordeste, sendo três do Rio Grande do Norte, seis de Alagoas, três da Bahia e um de Sergipe.
Criado em 2005, o IDEB é calculado a cada dois anos com base no desepenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ª e 5ª séries e da 8ª e 9ª séries de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.
Confira o ranking:
- Lagoa de Pedras/RN (Estadual) - 1.0
- Pedro Avelino/RN (Municipal) - 1.2
- Capela/AL (Estadual) - 1.3
- Murici/AL (Estadual) - 1.3
- Iraquara/BA (Estadual) - 1.3
- Pilões/RN (Municipal) - 1.4
- Barra dos Coqueiros/SE (Estadual) - 1.5
- Pojuca/BA (Estadual) - 1.5
- Atalaia/AL (Estadual)- 1.6
- Monteiropolis/AL (Municipal) - 1.6
- Monteiropolis/AL (Pública) - 1.6
- Pão de Açúcar/AL (Estadual) - 1.6
- Itanagra/BA (Estadual) - 1.6
Confira notas anteriores:
Clique para visualizar maior |
Obs.:
- Número de participantes na Prova Brasil insuficiente para que os resultados sejam divulgados.
- Solicitação de não divulgação conforme Portaria Inep nº 410.
- Sem média na Prova Brasil 2011.
Os resultados com asterisco(*) referem-se ao Ideb que atingiu a meta.
È mais um triste número da atual realidade social e educacional brasileira, contudo é um excelente resultado em relação as aspirações politícas, pois um sociedade sem educação é muito mais fácil de fidelizar com R$.....
ResponderExcluirSabemos, sim ! Que todos estes números podem ser mudados e esta realidade fácil de ser reconstruida. Os professores estão: aprovados, capacitados e com vontade de desenvolver trabalhos de qualidade. Só falta a boa vontade da Politicagem ! Ou será que a politicagem prefere a manuntenção destes números educacionais assustadores?
Infelizmente o que a imensa maioria dos gestores públicos querem é exatamente isso, ou seja, povo sem instrução para que eles possam continuar com a sua "Política do Pão e Circo" e isso não é só em Pojuca, é no país inteiro. Enquanto os nossos governantes não entenderem que na educação está a chave da libertação deste país, índices como estes serão uma constante.Por isso, é prciso que reflitamos 10 vezes antes de escolher a quem darmos o nosso tão precioso voto. Temos a chave da nossa salvação nas nossas mãos, só precismos aprender a escolher a quem entregarmos esta chave.Rosiane Brasileiro-Bacharel em Direito-Teresina(PI)
ResponderExcluirÉ triste ver que Pojuca se encontra nessa situação, o colégio em questão é um colégio ESTADUAL de responsabilidade maior do governo estadual. Sem contar que os professores são concursados e não contratados. Ou seja, o governo municipal não é o responsável pela funcionalidade do colégio e sim pode apoiar projetos oriundos da própria escola. Enfim, o governo da Bahia precisa melhorar, o governo do Brasil precisa melhorar para que os governos municipais possam desenvolver melhor o seu papel.
ResponderExcluir