Estação Ferroviária Bahia ao São Francisco (1861-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1991-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
Município de Pojuca, Bahia

Linha tronco - km 81,131 (1960) BA-2571
Inauguração: 04.08.1862
Uso atual: fechada com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
HISTÓRICO DA LINHA
A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A ESTAÇÃO
A estação de Pojuca se localiza se não no centro, muito próximo ao centro do município do mesmo nome. Está praticamente lacrada, tendo sido mantidas algumas aberturas nas partes que eram anteriormente portas e janelas em suas partes superiores. A estação, de estilo característico das estações de terceira classe da Leste Brasileiro reconstruídos nos anos 1940, esteve abandonada e invadida por mendigos, o que levou a Prefeitura a tomar essa decisão. Seu uso hoje é nenhum. Apenas uma linha passa hoje pela estação, que perdeu a segunda linha e outros desvios.
"Morei em Pojuca, de setembro de 1973 até agosto de 1974 quando voltei para minha terra, a Espanha. Morava na rua Conselheiro Chaves com minha esposa numa casa alugada, perto de estação. Trabalhava na FERBASA. Eu tinha então 26 anos. Antes, de novembro de 1971 até setembro de 1973, trabalhei na COELBA em Salvador. Nessa época passava comboios. Não me lembro direito se com pessoal ou somente com mercadorás. Foi agradável rever na internet o predio, apôs quase 31 anos. Quantas lembranças e saudades. As casinhas rosas da foto estavam bem perto da minha casa. Em Pojuca encontrei a melhor vizinhança que jamais havia tido; desejo o melhor para o seu grande e lindo País" - Enrique Gómez García, Valencia, Espanha, 03/2005.
Em 31 de agosto de 1983, um trem de combustível descarrilou no centro da cidade, deixando vazar 40 mil litros de combustível. Como o leito da linha era mais alto que a rua, o líquido vazou para dentro das casas e uma faísca não se sabe de onde detonou o fogo que se espalhou rapidamente, queimando diversas pessoas. Cerca de 100 morreram.
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| O acidente em Pojuca, em 31/8/1983 (Revista Veja, 7/9/1983) |
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| Nesta curiosa foto tomada por volta de 1956, a linha em Pojuca, próxima à estação. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros do IBGE, vol. XXI, 1958. |
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| A esposa de Enrique Gomez, em 12/1973, posa tenda a estação de Pojuca ao fundo, à esquerda. (Foto: Enrique Gomez Garcia) |
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| A estação, em 22/01/2005. (Foto: Ralph M. Giesbrecht) |
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| A estação, em 22/01/2005. (Foto: Ralph M. Giesbrecht) |
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Ralph M. Giesbrecht; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Estradas de Ferro do Brazil, de Robson Pinheiro, 2006-8; Enrique Gomez Garcia, 2005; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, 1958)












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